Tuesday, May 24, 2011

A nostalgia do clássico dá a cara nas novas coleções

    Aposta certeira,o clássico não desaparece ,porém passa por constantes transformações para agradar a maioria.A equação de sucesso para ser bem sucedido é se inspirar nas novas tecnologias ,nos pedidos que o mercado fashion exige.Colocar em uma coleção algo que já foi tendência não vai satisfazer,já que o contexto social e cultural de uma época não pode ser imprimido em outra.Os costumes mudam e se modernizam.
    Pode-se colocar tendências passadas em alta, mas nunca igual ao que foi produzido naquela época,friso.Hoje é comom colocar algumas famosas como ícones fashion.Isso acontece porque estas revolucionaram sua época e modernizaram seus costumes.Audrey Hepburn,Grace Kelly,Lady Diana e Jackqueline Kennedy O nassis são exemplos disto.
    E não é à toa que algumas grifes e estilistas tenham se adequado ao vintage.Ele é chique, nostálgico, familiar e bem sucedido.Coleções que mais parecem figurinos de cinema têm agradado à maioria dos consumidores.   Cores fortes,cinturas altas, saias longas, hippie chic.Tudo identidade dos anos 70.
   A volta dos acessórios usados e abusados pelas divas são outra tendência.Na beleza,a volta das mulheres curvilíneas e saudavéis.Mas é difícil eleger um clássico.Para ele existir é preciso de personalidade,atitude, estilo próprio e bom gosto.
   Alguns estilistas podem ser considerados clássicos,lendas.Coco Chanel e Christian Dior são exemplos disso.Eles não se preoucupavam em ditar ´´a moda´´(apesar de ditarem), mas sim de criar um estilo.Hoje,não temos ícones fortes.Mas basicamente que são adimirados.Lady Gaga e Michele Obama são exemplos disso e impressionam por suas escolhas.No entato estão longe de tornar-se clássico.
Anos 70 na coleção de Marc Jacobs de verão....
Poás e rendas dão as caras na de inverno.

E para a Louis Vuitton o clima é de anos 80.