Thursday, July 21, 2011

Fazer compras pela internet para entregar no Hotel


Vamos ao nosso assunto preferido! Compras!!!!

A internet nos toma um tempo danado... mas não podemos negar que também facilita bastante nossas vidas, não é mesmo. Então, vamos aproveitar o que essa danada tem de melhor! As compras!!! 


Um novo jeito de fazer compras em viagens é comprar ainda no Brasil, no conforto do nosso lar, e mandar entregar no hotel em que vamos ficar hospedados.

Até porque comprar em Orlando e Miami não é tão glamouroso quanto passear pela Quinta Avenida...


Não estou falando em fazer todas as compras, pois não queremos tirar a graça da viagem, já que metade da graça de viajar para os EUA é fazer compras, compras e mais compras.

Mas são várias as situações em que vale muito à pena fazer compras pela internet e mandar entregar no hotel, por exemplo: produtos para festas (as opções nas lojas mais próximas são poucas, e as lojas especializadas nunca estão no circuito turístico); produtos eletrônicos que não estão sempre disponíveis nas lojas; promoções on line; produtos em promoção da Disney Store; encomendas; viagem com crianças; produtos exclusivos; carrinho e cadeirinha de bebê para enxoval (as opções da internet são muito melhores que das lojas) e tudo que não for divertido de comprar pessoalmente.  

Eu também sempre tento lembrar do quanto custa cada hora de nossas viagens. Para calcular, é só pegar o valor total da viagem, e dividir pelo número de dias da viagem, e depois pelo número de horas úteis, cerca de 14 horas. É, calculando assim dá vontade de nem dormir para não jogar dinheiro fora!

Então, se as compras não forem realmente uma diversão, o melhor a fazer mesmo é gastar esse tempo em Real, fazendo as compras pela internet ainda no Brasil, para serem entregues no hotel!

Mas para dar certo, é importante tomar alguns cuidadinhos básicos:


- O primeiro passo é ligar para o hotel para perguntar se recebem encomendas para hospedes sem custo.



Sim, alguns hotéis cobram para receber encomendas, e cobram por pacote! Então, se você comprar um produto de US$ 500 não faz diferença pagar mais $7 ou $10 para receber no hotel. Mas se você estiver comprando aquelas quinquilharias da Amazon é melhor pensar duas vezes.


Mas são muitos os hotéis que recebem mercadorias sem qualquer custo adicional. A rede Holiday Inn é uma delas.


Pra falar a verdade, eu faço a ligação para o hotel antes mesmo de fazer a reserva, pois se não receber pacotes, eu escolho outro hotel.


- Antes de fazer a compra, fazer o cadastro na loja que pretende comprar.



O cadastro é muito importante, pois algumas lojas não vendem para quem tem endereço no Brasil.

O Wal Mart, por exemplo, confere o endereço de entrega com o endereço do cartão de crédito, e você só vai conseguir completar a compra se o seu cartão de crédito tiver código de conferência eletrônico. Com os demais cartões a compra não é autorizada, pois o número do Cep da entrega não coincide com o número do Cep do cartão de crédito.

Na maioria das lojas, basta você colocar o seu próprio endereço (por causa do cartão, não dá para cadastrar o endereço do hotel como seu endereço), mas com o CEP do hotel onde vai ser a entrega (já que não dá para cadastrar CEP internacional na maioria das lojas).

A Amazon é a mais fácil de todas. Dá para fazer o cadastro sem coincidir o Cep do cartão com o Cep da entrega, sem problemas.


- Comprar com antecedência.




Quando vou ficar mais de 10 dias no hotel, compro com antecedência de 15 dias. Se vou ficar poucos dias, compro com 20 dias de antecedência.

Para a maioria das compras esse tempo é excessivo. Mas sempre tem um ou outro produto que demora mais para chegar (principalmente se comprar pela Amazon).

Eu já tive encomendas que chegaram bem depois do prazo, quando já estava quase indo embora. E uma amiga fez uma encomenda que não chegou a tempo. Então, melhor prevenir!

Se for encomendar produtos personalizados na Disney Store (eles gravam o nome em muitos produtos), pedir ainda com mais antecedência.


- Cuidados com o endereço da entrega.



Na hora de registrar o endereço da entrega, colocar na segunda linha do endereço o número da reserva e a data do Check In (Exemplo: Res. 123, CheckIn 11/02/11). Não esqueça que em inglês a data é no formato Mês/Dia/Ano!

Se couber, na primeira linha colocar também o nome do hotel, mas isso não é necessário, só uma precaução.


- Avisar o Hotel




Não custa dar uma ligadinha e avisar o hotel que está enviando encomendas, principalmente em hotéis menores.


- Cuidado com o número de pacotes.


Quando compramos na Amazon, parece que estamos comprando de uma única loja, mas na verdade estamos comprando de diversas lojas diferentes, e cada uma vai mandar um pacote diferente.

Então, o melhor é tentar comprar produtos do menor número de lojas possível (você pode escolher a loja, e selecionar só os produtos da loja escolhida).

Além disso, não pode esquecer de clicar no botão que diz para utilizar o menor número de pacotes possível, ainda que demore um pouco mais a entrega. Se não fizer isso, eles vão enviar os produtos um a um.

Na minha última compra pela Amazon, mesmo tomando todos esses cuidados, recebi 11 pacotes.

E isso é especialmente importante quando o hotel cobra para receber os pacotes.


- Peça ajuda de alguém que fale inglês.


Se o seu inglês não dá para o gasto, melhor pedir ajuda para alguém que arranhe o inglês, para não ter surpresas desagradáveis depois. 


- Bom, como nem tudo são flores, vamos aos espinhos. 


O pior que pode acontecer é o hotel “perder” sua encomenda. Já aconteceu com algumas pessoas conhecidas. Também, o produto pode vir com defeito, ou não ser bem o que você estava esperando. E, claro, tem ainda todos os demais riscos de comprar pela internet.

Mas se você é comprador on line experiente, vá em frente com a cara e a coragem, e boas compras!